O Facebook fechará 2011 com US$ 4,7 bilhões no cofre, aumento substancial em relação aos US$ 2 bilhões ganhos em 2010. Os números pertencem a uma estimativa da consultoria eMarketer.
A pesquisa mostra a diversificação das fontes de receita da rede social. Cai a dependência da verba vinda de anúncios publicitários e novas ontes surgem como oportunidade comercial. Em 2009, a propaganda representava 95% do faturamento, índice que este ano caiu para 89%.
Em 2011, US$ 3,8 bilhões serão arrecadados com publicidade, crescimento de 104% em comparação com o que a rede registrou no ano passado. O restante será representado pelos Créditos do Facebook, canal que provavelmente gere US$ 470 milhões ao bolso de Mark Zuckerberg.
"O fluxo da receita vai continuar a se diversificar, com a queda de faturamento com anúncios e o aumento de outras fontes como o Facebook Créditos", prevê Debra Williamson, analista da eMarketer.
Para 2012, as expectativas são otimistas. Os dados preveem que o faturamento do Facebook alcance US$ 5,78 bilhões. Mas, apesar de representativos, os números mostram que ainda há muito o que se fazer para que a receita infle. "Embora o Facebook tenha conquistado anunciantes, muitos deles ainda acreditam que os anúncios não são eficazes na taxa de cliques e outras ações", disse Williamson.
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