quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pesquisa indica que 79% dos brasileiros já usaram celular para comércio

Estudo organizado pelo MEF, mostra que uso do celular para engajamento dos usuários no comércio explodiu no último ano. A pesquisa, que entrevistou mais de 8500 usuários de celular em 9 países, coloca o Brasil em posição de destaque neste mercado: 79% dos entrevistados já utilizaram o celular em algum momento do processo de compra, desde a busca por informações sobre produtos, pesquisa de preços ou compra de um bem físico ou virtual, acima dos 72% de média dos países pesquisados.

O mercado de m-commerce está avançando rapidamente na região: um quinto (20%) dos consumidores da América Latina estão preparados para gastar mais de 200 reais em compras móveis, o dobro do país mais próximo (Índia, 10%). A região também apresenta a maior taxa de consumidores migrando da banda larga fixa para móvel, com 41% alegando que utilizam atualmente conexão fixa à internet com menos freqüência do que há 18 meses. O acesso via celular tem uma participação relevante neste número, impulsionados pela maior oferta de smartphones e conexões 3G: 84% dos consumidores agora acessa a web móvel diariamente com 37% destes passando cinco horas por dia conectado.

Embora a América Latina esteja apresentando as maiores taxas de crescimento na indústria, impulsionados pelo crescimento econômico do último ano, alguns serviços ainda não decolaram na região. É o caso dos serviços de mobile banking e payments que, apesar de já terem sido usados por 34% dos entrevistados ao menos uma vez, ainda são grandes desconhecidos da maior parte população. Mais da metade dos entrevistados afirmou nunca ter usado qualquer serviço financeiro via celular.

“Esta pesquisa mundial demonstra claramente que os consumidores em todo o mundo estão adotando o celular como um ponto de acesso chave para conteúdo e comércio”, comentou Andrew Bud, chairman do MEF Global. “Ela também ilustra que o celular é uma plataforma essencial para empresas que desejam fomentar a participação dos consumidores e monetizar seus serviços e produtos digitais.”

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